Projeto Prata da Casa

O Projeto Prata da Casa, proposto pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPPI) do IFBA Campus Camaçari, tem por objetivo socializar e valorizar a produção acadêmica do campus, possibilitando a agregação de interesses comuns e identificação de eventuais campos de pesquisa e atuação que venham a se desdobrar em propostas de pesquisa ou de formação de grupos de pesquisa.

A organização do instituto em departamentos e coordenações, o sistema de trabalho com intensa atividade em sala de aula e as nossas agendas intensas muitas vezes inviabilizam o conhecimento do que é produzido pelos nosso professores, técnicos administrativos e estudantes.

A expressão “Prata da Casa” é usualmente utilizada para nos referirmos ao uso ou apresentação daquilo que temos de melhor e que pertence à nossa própria casa. No mundo acadêmico, a expressão corresponde a alguém  que foi ou está sendo formado no próprio local onde está atuando socialmente ou profissionalmente e que se tem a intenção de dar visibilidade e valorizar. É, portanto, com esse espírito, que esse projeto se apresenta, partindo da certeza de que nosso campus tem muita coisa interessante sendo produzida por nossos colegas de trabalho e estudantes, que ainda não é do conhecimento da comunidade interna.

Os processos de organização e de divulgação dos eventos - especialmente junto aos públicos que forem considerados potencialmente interessados - bem como de sensibilização dos professores para que viabilizem a participação dos alunos ficará sob a responsabilidade da COPPI, que emitirá certificado aos palestrantes e no caso do público que for assistir (servidores e discentes). A ideia é contabilizarmos a frequencia e emitirmos certificados a cada 05 participações.

2º Seminário Fortec - Formação, Tecnologia e EaD: Os Desafios para Formação na UNEB

Acontecerá nos dias 3 e 4 de Dezembro, na UNEB em Salvador, o 2º Seminário Fortec - Formação, Tecnologia e EaD: Os Desafios para Formação, promovido pelo Grupo de Pesquisa ForTEC/UNEB.

O Seminário ForTEC emerge da necessidade de iniciar uma política de publicização das pesquisas desenvolvidas em torno das tecnologias, educação, currículo e educação a distância existentes no contexto baiano, e alargar as possibilidades de implementação de pesquisas nessa direção no âmbito da graduação e da pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Ao mesmo tempo é um momento de expansão do movimento de troca de experiências entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e de outros programas de pós-graduação do país e do exterior. 

O II Seminário do ForTEC, com a temática central Currículo, Tecnologias e EAD: desafios sobre a formação, busca se apresentar como um espaço que possibilite trocas criadoras, que permitam aos pesquisadores implicados nas discussões sobre Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currículo um espaço acadêmico de interação e construção coletiva. 

O Seminário acontecerá no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPDER), no Prédio da Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

A professora do IFBA Campus Camaçari Vigna Nunes Lima é integrante do Grupo de Pesquisa ForTEC/UNEB e uma das organizadoras do evento.

Fonte: Fortec

 

 

 

 

 

 

A FAPESB anuncia seis editais para apoio à pesquisa e pós-graduação na Bahia

A FAPESB anunciou, no dia 30 de abril, seis novos editais para apoio à pesquisa e pós-graduação na Bahia. 

Os novos editais totalizam 34,8 milhões de reais e contemplam infraestrutura de pesquisa, cooperação internacional, edital universal, jovens cientistas no estado da Bahia, bolsas de mestrado e doutorado e apoio à pesquisa em tecnologias da informação e da comunicação. 

Clique aqui para acessar os editais.

Para maiores informações, clique aqui.

 

Resultado final do Edital Pibic-IFBA/Fapesb, Pibic- EM/IFBA e Pibiti

Foi divulgado no dia 15 de julho, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), o resultado final do processo de seleção para os programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic IFBA/Fapesb), Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/IFBA) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Cinco estudantes do Câmpus Camaçari foram aprovados com seis trabalhos. "Esta é um conquista muito importante para pesquisa no Câmpus Camaçari, pois além de desenvolver projetos de pesquisa, dá visibilidade ao nosso câmpus e incentiva os estudantes a seguir a vida científica. Pesquisar desenvolve e aprimora tanto o professor quanto o estudante", afirma a Coordenadora de Pesquisa do Câmpus Camaçari, Professora Ana Paula Guimarães.

Trabalhos aprovados:

Estudante: Iolanda Victória Morais Ramos 
Trabalho: Sistema de Planejamento de Disciplinas para Turmas Inclusivas 
Orientador: Eduardo Oliveira Teles 

Estudante: Lucelia Ferreira Dos Santos
Trabalho: Pesquisando a Pesquisa Científica no Instituto Federal da Bahia, Campus Camaçari
Orientadora: Ana Paula Miranda Guimarães 

Estudante: Ellen da Costa Paixão 
Trabalho: Levantamento Bibliográfico dos Artigos sobre Etnobotânica no Brasil no Período de 2000 Até 2015
Orientador: Alessandro Eduardo de Almeida Sousa 

Estudante: Karen da Costa Paixão 
Trabalho: Construção de Intervenção Didática para o Ensino de Sexualidade: Abordagem Multicultural nas Aulas de Biologia
Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães  

Estudante: Larissa Oliveira Leal 
Trabalho: Percepções Discentes sobre a Diversidade Sexual
Orientador: Ana Paula Miranda Guimarães 

Estudante: Maria Fernanda de Almeida 
Trabalho: Propiedades de Catalisadores de Níquel Suportado em Alumia Obtida por Moagem de Alta Energia de Latas de Alumínio
Orientador:  Luciene Santos Carvalho

Leia Mais

Câmpus Camaçari inicia Grupo de Pesquisa

A Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CoPPI) informa a aprovação e certificação do Grupo de Pesquisa do IFBA Câmpus Camaçari: "Ensino de Ciências e Inovações Educacionais - ENCINE".

Leia mais:Câmpus Camaçari inicia Grupo de Pesquisa


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari
Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Limoeiro, Camaçari, BA. CEP:42.802-590 // (71) 3649-8600 // camacari@ifba.edu.br