Nota informativa: Reestruturação do Núcleo Avançado de Dias D´Ávila

10/11/2014

O IFBA Campus Camaçari informa as atividades de reestruturação que estão sendo realizadas no Núcleo Avançado de Dias D´Ávila:

 1. ACORDO ENTRE IFBA E PREFEITURA

Após a visita dos representantes do Ministério da Educação, em função das condições de infraestrutura física do prédio, a coordenação do Núcleo Avançado de Dias D’Ávila, do IFBA Câmpus Camaçari, foi orientada a realizar uma reforma para fazer as adequações necessárias. Até o semestre letivo de 2013.2, a unidade atuava com a oferta do curso técnico em Informática na modalidade subsequente, com uma turma em fase de finalização do curso e com a oferta de cursos Pronatec e Profuncionário.

Com o objetivo de dar continuidade à oferta de educação profissional e tecnológica na cidade de Dias D´Ávila e com o objetivo de manter a unidade em funcionamento, foram feitas diversas reuniões entre o IFBA e a Prefeitura do município para que os entes parceiros se comprometessem com a reforma e ampliação da unidade.

Após diversas negociações, chegou-se a um acordo inicial no qual a Prefeitura se comprometeu em reformar o prédio existente, investindo cerca de R$150.000,00. O acordo será firmado através de um Termo de Convênio que está tramitando na Procuradoria do IFBA. O projeto de reforma está sendo desenvolvido pela arquiteta e professora do IFBA, Elisa Casaes, juntamente com professor Affonso Alves Filho, diretor geral do câmpus.

2. REUNIÃO ENTRE O NOVO REITOR DO IFBA E A PREFEITA DE DIAS D’ÁVILA, JUSSARA MÁRCIA DO NASCIMENTO

A reunião ocorreu no dia 29/08/14, às 10h, no Gabinete da Prefeita, em Dias D’Ávila.

Participantes: IFBA: Affonso Alves Filho, Elisa Casaes, Aline Honhefeld, Rosângela Araújo e Cristiane Copque. Prefeitura de Dias DÁvila: equipe da Secretaria de Obras, Secretário de Educação Marcelino Almeida, Representante da Procuradoria do Município Lindiane Miranda.

Assuntos:

• Mudanças no projeto de reforma do Núcleo Avançado de Dias D’Ávila do IFBA Câmpus Camaçari; incremento no orçamento da obra a ser custeado pelo IFBA no valor de 1,5 milhão de reais.

• Discussão sobre as responsabilidades dos entes parceiros, a saber: a Prefeitura construirá o muro, a guarita, a fossa, o sumidouro e a subestação aérea de energia elétrica. O IFBA custeará a reforma do prédio sede, com remanejamento de espaços, equipará com equipamentos e móveis e com a guarda patrimonial.

• Possibilidade de doação de mais uma parte do terreno onde se localiza o Núcleo a fim de possibilitar a construção de um prédio de salas de aula e laboratórios.

• Revisão do Termo de Convênio com as novas atribuições de cada ente parceiro.

3.REUNIÃO ENTRE A COORDENADORA E A ASSISTENTE DO NÚCLEO DE DIAS D´ÁVILA,  A ASSESSORIA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A REPRESENTANTE DA PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

A reunião aconteceu no dia 12/09/14, às 9h, na Secretaria Municipal de Educação de Dias D´Ávila

Participantes: IFBA: Rosângela Araújo e Cristiane Copque. Prefeitura de Dias D´Ávila: Assessora do Secretário de Educação, Márcia e Representante da Procuradoria do Município, Lindiane Miranda.

Assuntos: Eixo tecnológico a ser implantado no Núcleo após a reforma e metodologia de consulta pública à comunidade

• Apresentação do plano de trabalho, que vem sendo desenvolvido pela equipe responsável pelo Núcleo, a fim de identificar o eixo tecnológico a ser implantado na unidade após a reforma.

• Discussão sobre as implicações e questões envolvidas na definição do Eixo Tecnológico, tais como a necessidade de um estudo de demanda, da consulta ao mundo do trabalho, à comunidade, o dimensionamento de pessoal docente e equipamentos necessários à implantação do Eixo/Curso, que configurará a identidade da unidade educacional

• Discussão sobre as audiências públicas, como estratégia de mobilização da comunidade e consulta pública acerca das necessidades de formação profissional da cidade e região.

• Definição do público estratégico a ser mobilizado: organizações privadas, indústria, terceiro setor, poder público e sociedade civil.

• Parceria IFBA – Prefeitura na execução das audiências, sendo que estas tem o caráter de “consulta” e democratização da informação, divulgação da existência da unidade e da parceria firmada com a Prefeitura junto à comunidade. A Prefeitura se encarregará de listar e mobilizar os convidados e o IFBA fará a condução da audiência. O local a ser realizado, inicialmente, será Câmara de Vereadores.

• O cronograma das audiências foi definido após o período eleitoral, com três datas: 07, 21/11/14 e 05/12.

• A Prefeitura solicitou o apoio do IFBA para preparo dos materiais de divulgação das audiências. O IFBA disponibilizou a Coordenadora de Comunicação Social, Claudia Galante, para prestar o apoio solicitado.

• Ficou acordado que as marcas dos entes parceiros devem ser divulgadas nos materiais de publicidade.

4. FECHAMENTO DO CONVÊNIO

O convênio para início das obras de reforma do Núcleo Avnçado de Dias D’Ávila será submetido novamente à Procuradoria do IFBA em função das mudanças nas atribuições dos entes parceiros, após a reunião do dia 29/08. A equipe do Núcleo está aguardando o envio da planilha orçamentária que está sendo elaborada pelo engenheiro da Secretaria de Obras da Prefeitura de Dias D´Ávila e comporá o Plano de Trabalho do Convênio.

5. ARTICULAÇÃO COM O COFIC POLO

No estudo de demanda que vem sendo realizado pela equipe do Núcleo, foi identificada a necessidade de fazer articulações com as empresas do Pólo Industrial de Camaçari e empresas da região de Dias D´Ávila a fim de obter dados que subsidiem a decisão acerca do Eixo Tecnológico e dos cursos a serem implantados na unidade. Sendo assim, em contato com o Superintendente de Comunicação do COFIC, senhor Érico Oliveira, ficou acordado que representantes do IFBA (Núcleo Dias D´Ávila e Câmpus Camaçari) participarão da próxima reunião do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos desse comitê de fomento. A reunião está prevista para o mês de novembro.

O objetivo dessa articulação é o estreitamento de laços com o mundo do trabalho a fim de subsidiar a escolha do Eixo Tecnológico e dos cursos mais adequados à vocação econômica da região.

6. FORMAÇÃO DE GT PARA PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DO NÚCLEO AVANÇADO DE DIAS D´ÁVILA

Considerando a importância das atividades e decisões que vem sendo tomadas a fim de manter o funcionamento do Núcleo Avançado de Dias D´Ávila, a Direção Geral do Campus Camaçari lançará consulta à comunidade do Campus Camaçari a fim de que os servidores interessados em compor o Grupo de Trabalho responsável por realizar o Estudo de Demanda que identificará o Eixo Tecnológico e os cursos a serem implantados na unidade. O Grupo será instituído através de Portaria e os trabalhos serão realizados com a coordenação da professora Rosângela Araújo, atual responsável pela Unidade.

7.Reunião com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari

Ficou agendada para o dia 12/11/2014, às 08h30, uma reunião com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), GT Recursos Humanos, na COFIC. O objetivo da reunião é coletar informações que complementem o estudo de demanda que subsidiará a decisão quanto ao Eixo Tecnológico e os cursos a serem ofertados na unidade de Dias D´Ávila.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari
Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Limoeiro, Camaçari, BA. CEP:42.802-590 // (71) 3649-8600 // camacari@ifba.edu.br