Projeto do PINA resulta em publicação em evento internacional

Nos dias 20 a 24 de Julho, ocorreu em Zagreb na Croácia, a 19th International Conference on Engineering Education

Foi neste evento internacional, qualificado pela Capes como B2 (conforme Comunicado nº 004/2012 da Capes), que o artigo “Integrated Teaching Methodology of Programming Logic and Statistics” foi publicado e apresentado.

O artigo é resultado do projeto aprovado no Programa de Assistência Estudantil – PINA 2014 intitulado: Monitoramento Energético do Ifba - Campus Camaçari utilizando a Linguagem R, sob coordenação do professor Eduardo Teles com o estudante bolsista Hugo Deiró. Com o apoio institucional, o artigo foi apresentado por web conferência na quarta-feira, 22 de julho.

“com o PINA temos a oportunidade de incentivar os estudantes a ingressarem na iniciação científica e na extensão. Isso pode mudar a visão que os estudantes têm do curso que fazem", afirma Professor Eduardo.

Além do artigo, foi realizado um curso de extensão na temática do projeto do PINA.

“O projeto PINA e o Curso de Extensão foram muito úteis para mim, pois além de agregarem conhecimento sobre uma área que é de meu interesse e me permitirem conhecer uma nova tecnologia, fortaleceram meu currículo", relata Hugo Deiró.

A publicação contou com a parceria do professor Dante Augusto Barone, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre o trabalho:

Integrated Teaching Methodology of Programming Logic and Statistics

AUTORES: Eduardo Oliveira Teles, Hugo L. Deiró de Souza e Dante Augusto Barone

Abstract

The Programming Logic and Statistics are fundamental disciplines to performing tasks in the areas of Engineering and Computers. The development of skills in both areas contributes significantly to training professionals. As long as the Statistic allows to process data, facilitating their understanding, the Programming Logic organizes the implementation of activities/routines and helps in solving complex problems. The use of the R language of programing in the methodology presented in this work allows the visualization of data, and it was used for the integrated development of statistical calculations and graphics, working with the main topics of statistics and programming. This paper presents a methodology to teach Programming Logic and Statistics, in an integrated view, using the R language with a case study focused on monitoring energy consumption. The case study shows how available data at the EducationalInstitution have been studied, allowing the contextualization and better learning of the subjects covered.This model can be used in other disciplines.

Keywords: Teaching Methodology, Statistics, Programing Logic