1ª Maratona de Programação do Campus Camaçari

O IFBA Campus Camaçari realiza, nos dias 07 e 08 de outubro, a 1ª Maratona de Programação.

As inscrições devem ser realizadas de 25 de setembro a 01 de outubro, através deste link. Os times serão divulgados no dia 02 de outubro.

As maratonas de programação são eventos com o objetivo de atrair e estimular jovens talentos a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e estreitar a relação entre futuros egressos dos cursos com empresas do setor. 

De acordo com a SBC, a competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.  Sendo assim, é uma atividade importante para a área de programação, pois pode promover e aguçar o interesse dos alunos nas disciplinas de programação, uma vez que o ambiente de competição pode estimular esse processo.

A maratona de programação é disputada em equipes compostas por três alunos, um reserva e um técnico, que tem à sua disposição apenas um computador e material impresso para tentar resolver durante 4 horas o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição. Para isso, devem entender o problema, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. A equipe que conseguir resolver o maior número de questões no menor tempo é a vencedora.

ATENÇÃO: Estudantes dos três times selecionados na Etapa II serão selecionados para pesquisa em Robótica e poderão participar da COBRE – Olimpíada de Robótica ou OBR.

1 REGRAS 

1.1 - Formação dos times

•Os times são formados por um técnico e três alunos regularmente matriculados desta instituição e que estejam cursando o curso Técnico em Informática, tanto na modalidade integrada ou subsequente;

•Caso não tenha um técnico o time deverá escolher outro estudante ou um dentre os três como capitão;

•A participação do estudante reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso, e deve ser comunicada a comissão organizadora da Maratona;

• Os times poderão ser formados por alunos do curso técnico em informática, tanto da modalidade integrado como da modalidade subsequente.

1.2 - Maratona

•Os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante 4 horas de competição;

•Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++, Java ou Pascal;

•Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e um outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo;

•Para a implementação os times terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que desejarem;

•Não é permitido o uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição;

•Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

•Para cada submissão incorreta feita pelo time é acrescido um tempo de 20 min ao tempo de finalização da prova;

•O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 4 horas de competição;

•Em caso de empate vencerá o time que resolveu as questões em um menor tempo;

•Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos;

•A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto;

•Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

1.3 - Recurso

•Apenas o técnico ou capitão do time poderá recorrer à organização do evento caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição;

•Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de um time ou má conduta da administração do concurso com intenção de prejudicar;

•As decisões dos juízes são finais. Não cabe recurso quanto a julgamento de problemas.

Formulário de Inscrição

Times selecionados:

Time 1:

Técnico/Capitão: Vinicius Andrade
Participantes: Filipe da Cruz , Natan Moura e Pedro Augusto

Time 2:

Técnico/Capitão:Lorena Oliveira Barbosa 
Participantes: Paulo Gabriel Lima Simões, Lorena Oliveira Barbosa  e Yasmin Monique Luz dos Santos Oliveira

Time 3:

Técnico/Capitão:Ingrid dos Santos Araújo
Participantes: José Victor Pereira Ribeiro, Ingrid dos Santos Araújo e José Victor Pereira Ribeiro


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari
Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Limoeiro, Camaçari, BA. CEP:42.802-590 // (71) 3649-8600 // camacari@ifba.edu.br