Campus Camaçari inicia mais uma turma do Mulheres Mil

A Coordenação de Extensão do IFBA Campus Camaçari iniciou no dia 17 de novembro mais um curso de capacitação profissional do Programa Mulheres Mil: Vencendo a Crise!

O curso é uma parceria do IFBA com a Secretaria da Mulher (Semu) do Munícipio de Camaçari e atenderá 20 mulheres. As aulas serão realizadas no centro de Referência Yolanda Pires, no período de novembro de 2015 a abril de 2016. "Vencendo a Crise" terá carga horária de 100 horas e as disciplinas Informática Básica, Mercado de Trabalho e Pró-Atividade, Gênero e Políticas Públicas, Ética, Cidadania e Família, Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com Eneida Baumann, coordenadora de Extensão do IFBA Campus Camaçari, "o objetivo do curso é o empoderamento das mulheres frente ao mercado de trabalho, para que possam estar preparadas para os desafios da atual conjuntura economica do país".

"O telecentro já funcionava no espaço do Instituto, por meio do programa de inclusão digital do Ministério das Telecomunicações, mas a transferência para o Centro de Referência em Atenção à Mulher Yolanda Pires, contribuirá para ampliar o acesso e oferecer uma atenção especial à mulher vítima de violência", afirma Affonso José de Sousa Alves Filho, Diretor Geral do IFBA Campus Camaçari.

A secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, colocou ainda que a inclusão da informática no curso Vencendo a Crise é de muita importância e fomentará a autonomia das mulheres, contribuindo significativamente para o despertar do empoderamento, além de promover a capacitação profissional.

O Programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, programa Mulheres estabelecida pelo governo federal. Tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero e destina-se a mulheres em situação de vulnerabilidade social, dando acesso à educação profissional, ao emprego e renda.