Jornada Pedagógica 2015

Com o tema Desafios à Prática Educativa no Campus Camaçari: avaliação da aprendizagem e indisciplina na Educação Profissional, a Jornada Pedagógica 2015 do IFBA Campus Camaçari reuniu nos dias 23 e 24 de novembro professores e técnicos administrativos.

O evento é mais uma ação de formação continuada e discutiu dois temas emergentes que vem desafiando a prática educativa na unidade: a avaliação da aprendizagem e a indisciplina no espaço educativo.

Dentro dos dois dias de programação, os servidores do campus participaram de conferências, debates, mesas temáticas e momentos de trocas de experiências. A Jornada contou ainda com a presença dos pesquisadores de renome nacional: os Professores Doutores Cipriano Luckesi (UFBA) e Reginaldo Souza Silva (UESC), além de representantes de órgãos públicos e do terceiro setor, como o Ministério Público e o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação do dia 24 teve início com a palestra do Professor Dr. Cipriano Luckesi, com o tema Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional: Princípios e Desafios. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente aposentado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Luckesi é um dos nomes de referência em avaliação da aprendizagem escolar.

Cipriano trouxe importantes reflexões, de forma simples e efetiva, sobre o processo educativo e avaliativo, fazendo um resgate histórico, desde a educação jesuítica no período colonial. O educador enfatizou o fato dos alunos terem demandas pontuais e que os instrumentos avaliativos, na maioria das vezes, não fazem uma avaliação sistemática - o diagnóstico do aprendizado deve ser preciso e somente uma pesquisa adequada pode revelar o que o aluno realmente aprendeu. O educador colocou ainda que existem dois tipos de aprendizagem: a primeira é a aprendizagem para o domínio, isso é, a aprendizagem do que já existe; a segunda é a aprendizagem para o desenvolvimento: os saltos que o estudante dá com o coneteúdo que aprendeu e coloca: "O fututro a gente não conhece, o que podemos pedir nos testes é o que foi ensinado. O desenvolvimento, a criatividade, nós podemos treinar". E finaliza: "Nós ensinamos o conteúdo do passado, mas o afeto quem vai dar é o aluno, nosso papel é oferecer o estímulo. Uma coisa é o conteúdo transmitido, outra é a loucura de cada um".

De acordo com Cristiane Copque Santana, pedagoga do campus e organizadora do evento "A jornada pedagógica é um momento ímpar destinado à formação continuada dos profissionais que atuam na área acadêmica das instituições educacionais. Em 2015, conseguimos realizar uma jornada que atendeu as expectativas do corpo docente do Campus Camaçari porque trouxemos temáticas que vem desafiando a nossa prática educativa: avaliação da aprendizagem e indisciplina no espaço escolar. Os palestrantes convidados nos brindaram com excelentes intervenções que provocaram os docentes presentes e suscitaram reflexões pertinentes quanto aos temas trabalhados".