Nota oficial: denúncia de violência por policiais no IFBA Campus Camaçari

Considerando algumas denúncias de que policiais agrediram três pessoas ainda não identificadas nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da  Bahia (IFBA) Campus Camaçari, no final da tarde do dia 05 de maio de 2016, a Direção Geral do campus sente-se  no  dever  de  prestar  os esclarecimentos que se seguem.

Por volta das 12 horas do dia 05 de maio, três estudantes, que aguardavam na área externa da recepção da escola, foram abordados por dois assaltantes, um deles supostamente armado. O celular de um dos estudantes foi levado. Aproximadamente 50 minutos após o incidente, os policiais vieram até o instituto em busca de informações, assistiram às gravações da câmera de segurança, mas não ouviram as vítimas, que não estavam mais na escola.

Às 17h54 do mesmo dia, de acordo com vídeos das câmeras de segurança do IFBA Campus Camaçari, policiais chegaram à escola em duas viaturas e entraram com três pessoas não identificadas, empurrando-as de forma violenta, permanecendo na área próxima à guarita. Entre 17h56 e 17h57, os policias saíram do instituto com as três pessoas e permaneceram nas viaturas, estacionadas fora da escola, retirando às 18h13. Não há ainda comprovação de ligação entre o assalto e a presença dos policias com as três pessoas no final do dia.

A Direção Geral do IFBA Campus Camaçari, em nome do Diretor Geral Affonso José de Sousa Alves Filho, informa que a instituição não concorda com nenhum tipo de violência. Alves coloca que irá averiguar o ocorrido com a empresa terceirizada responsável pela segurança da escola e tomar todas as medidas cabíveis. Além disso, irá convocar em caráter de urgência uma reunião com as autoridades policias responsáveis.

O IFBA Campus Camaçari declara que todas as formas de agressão e violência devem ser prevenidas e evitadas e coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.