Campus Camaçari realiza 1ª Edição do Ciclo de Palestras sobre Surdez

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFBA campus Camaçari realizou, no dia 07 de abril, no Auditório do Módulo Vocacional Tecnológico (MVT), a 1ª Edição do Ciclo de Palestras sobre Surdez no IFBA Camaçari, com o tema "Educação de Surdos".

O objetivo do evento foi dialogar sobre questões ligadas à educação de surdos e à inclusão desses estudantes no ensino regular, através do acesso, permanência e êxito nos cursos ofertados.

Os temas apresentados nas palestras e discutidos em mesa redonda foram acerca da educação de surdos, libras e singularidade linguística, libras como 1ª língua, aquisição da linguagem pelo indivíduo surdo, Escola Bilíngue, o surdo no mundo do trabalho, o surdo nas artes, cultura surda, comunidade e política.

Estiveram presentes a Fonoaudióloga Dra. Desirée De Vit Begrow (UFBA), com a palestra “Singularidade linguística - 1ª e 2ª língua do surdo”; o Professor Me. Alex Sandrelanio (Secretaria Municipal de Educação de Salvador - CESS), com a discussão “Quem é este aluno? - Experiência do professor ouvinte com surdos em sala de aula, desafios e possibilidades da nossa atuação no ensino bilíngue” e o Professor Me. Erivaldo de Jesus Marinho (IFBA), que apresentou o tema “O surdo na Educação Tecnológica – importância da LIBRAS, desafios e possibilidades”.

De acordo com Elizabete Ferreira Gomes de Oliveira, Intérprete de Libras do Campus Camaçari e organizadora do evento, "o encontro proporcionou a reflexão e a troca de experiências sobre a temática da inclusão escolar de surdos, contribuindo para a promoção da inclusão desses estudantes no ambiente escolar".