Campus Camaçari realiza primeiro evento do Projeto Prata da Casa

Aconteceu ontem, no IFBA Campus Camaçari, a primeira ação do Projeto "Prata da Casa", com a apresentação da Tese de Doutoramento da Professora Dra. Maria Raidalva Nery Barreto.

Com o tema "Etnomatemática e o diálogo entre os saberes dos alunos de EJA  do território de identidade do sisal", Professora Raidalva apresentou a estudantes e servidores sua tese defendida na UNEB no dia 31 de março deste ano.

O Projeto Prata da Casa, idealizado e organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPPI) do IFBA Campus Camaçari, tem por objetivo socializar e valorizar a produção acadêmica do campus, possibilitando a agregação de interesses comuns e identificação de eventuais campos de pesquisa e atuação que venham a se desdobrar em propostas de pesquisa ou de formação de grupos de pesquisa.

A organização do instituto em departamentos e coordenações, o sistema de trabalho com intensa atividade em sala de aula e as agendas intensas muitas vezes inviabilizam o conhecimento do que é produzido pelos professores, técnicos administrativos e estudantes.

A expressão “Prata da Casa” é usualmente utilizada como referência ao uso ou apresentação daquilo que temos de melhor e que pertence a nossa própria casa. No mundo acadêmico, a expressão corresponde a alguém  que foi ou está sendo formado no próprio local onde está atuando socialmente ou profissionalmente e que se tem a intenção de dar visibilidade e valorizar. É, portanto, com esse espírito, que esse projeto se apresenta, partindo da certeza de que o Campus Camaçari tem muita produção interessante que não é do conhecimento da comunidade interna.

De acordo com Teresinha Quadros, coordenadora da COPPI do Campus Camaçari, "O Projeto Prata da Casa foi um sucesso, contando com a participação de professores de diversas áreas, técnicos administrativos e alunos de todas as modalidades. Essa participação demonstra um real interesse da comunidade em relação à atividade de pesquisa. Eventos como este contribuem para colocar em pauta a pesquisa como atividade acadêmica cotidiana. O próprio nome traduz o que foi: a valorização da Prata da Casa, do conhecimento que é produzido na própria instituição e que promove o desenvolvimento da prática de pesquisa".