Professores do IFBA selecionados para participar da Escola de Física CERN

Dois professores de Física do IFBA, Jarbas Cordeiro Sampaio (Campus Camaçari) e Elcimar Pessoa Rocha (Campus Eunápolis), foram selecionados para participar da Edição 2017 da Escola de Física CERN.

A Escola de Física CERN 2017 ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 09 de setembro em Lisboa, Portugal e em Genebra, na Suíça.

O CERN é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo e recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

A Escola de Física CERN seleciona e acompanha os professores brasileiros ao CERN, sendo coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino. No Brasil, foram selecionados 20 professores de física, que se juntarão a professores portugueses e de outras nações lusófonas. Essa integração é possível graças à oportunidade gerada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países Lusófonos no programa original “Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa”, originalmente restrita para professores portugueses.

Jarbas Cordeiro Sampaio é professor de física do IFBA Campus Camaçari, Doutor em Física pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá / Universidade Estadual Paulista, além de ser Mestre em Física pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá / UNESP e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, já tendo experiências como professor-substituto em Instituições de Ensino Públicas e Particular. Tem experiência na área de Astronomia e Dinâmica Orbital.

Elcimar Pessoa Rocha é professor de física do IFBA Campus Eunapolis. É graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Física, na área de Astrofísica, pela da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica extragaláctica (distribuição de massa e cinemática do gás ionizado). Atua principalmente nos seguintes temas: astrofísica extragaláctica; divulgação científica; ensino de física e astronomia e de ciências.