Projeto de Extensão "Os Sertões" 2016

O Projeto de Extensão é um desdobramento do projeto de ensino “Os Sertões”, que desde 2011 propõe às turmas de terceiro ano dos cursos de Eletrotécnica e Informática a leitura, estudo e discussão da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. 

Em 2013, os estudantes realizam uma Visita Técnica ao Parque Estadual de Canudos e Memorial Antônio Conselheiro, que teve como produto a Mostra Fotográfica “O sertão é do tamanho do mundo”. Na visita, os estudantes puderam vivenciar a experiência geográfica, histórica e cultural, de fundamental importância na compreensão do sertão e da história brasileira. Em 2014 ocorreu a segunda edição da Visita.

Ainda em 2013, foram realizadas no campus duas Mostras de Dança Contemporânea acerca da obra.

Em 2016, o projeto será expandido para oportunizar a comunidade interna e externa a participar das atividades. Na terceira edição da Visita Técnica a Canudos, prevista para acontecer no início de maio, será realizada, no auditório do Memorial Antônio Conselheiro, uma produção artístico-cultural de dança contemporânea que revela o olhar sobre o sertão e os acontecimentos da Guerra de Canudos. Após a apresentação, será promovido um debate para se ouvir as narrativas e olhares dos canudenses acerca do episódio e os desdobramentos para a história da comunidade local. 

Durante a Visita, serão desenvolvidas várias ações: Visita Técnica ao Parque Estadual de Canudos, Visita Técnica ao Memorial Antônio Conselheiro, Visita Cultural a Feira Livre de Canudos e Visita a uma comunidade tradicional local. Ainda durante a visita, os estudantes realizarão atividades de pesquisa de campo, como observação e aplicação de questionários, previamente solicitadas pelos docentes, a fim de coletar dados e informações sobre o território de Canudos. Todos os dados coletados resultarão em um relatório técnico.     

Será realizada ainda a 2ª Edição da Mostra Fotográfica: “O sertão é do tamanho do mundo”.  

Os Sertões, que teve seu início na disciplina de Língua Portuguesa, hoje é um projeto multidisciplinar, que envolve ainda as disciplinas de Educação Física, Geografia e Filosofia, com participação dos seguintes professores:

Língua Portuguesa: Vigna Nunes Lima (Coordenadora do Projeto)
Cledson Mesquita Santos: Geografia (Participante)
Liamar Francisco: Filosofia (Participante)
Nivea de Santana Cerqueira: Educação Física (Participante) 

Notícias:

06/06/2016 - Projeto “Os Sertões” promove exposição fotográfica
02/05/2016 - Orientações Visita Técnica a Canudos
12/04/2016 - III Mostra de Dança “Diálogos Possíveis entre o corpo a terra” - Projeto Os Sertões 

Cronograma

Ações

Círculo de Leitura
Mostra de Dança "Os Sertões: Diálogos possíveis entre o corpo e a terra - Os Sertões 2016
Visita à Canudos
II Mostra Fotográfica "O Sertão é do Tamanho do Mundo"
Subprojeto "Selfies"
Participação no Seminário de Pesquisa e Extensão
Participação na X Feira do Semiárido
Participação no Connepi 2016

 

 

 

 

 

 

.+


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Camaçari
Loteamento Espaço Alpha, s/nº, Limoeiro, Camaçari, BA. CEP:42.802-590 // (71) 3649-8600 // camacari@ifba.edu.br